terça-feira , 19 março 2024
Home » Geral » Ecoponto da Cohab Duque, em São Leopoldo, começa a operar

Ecoponto da Cohab Duque, em São Leopoldo, começa a operar




O Ecoponto de Resíduos Extradomiciliares ,do bairro Cohab Duque, em São Leopoldo,  começou a operar na terça-feira, 18 de dezembro. Localizado na rua Nereu Ramos, possui as mesmas características de manejo e operação do Entreposto de Resíduos Extradomiciliares, do bairro Scharlau. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 17h30, aos sábados das 7h30 às 16h30.

A população pode descartar de forma correta resíduos sólidos gerados com até 1m³ de volume como móveis inservíveis, resíduos da construção civil, restos de podas, pneus e recicláveis volumosos. O material recebido será separado em baias para ter a destinação adequada como reciclagem, reaproveitamento do que estiver em condições de uso e aterros. O objetivo da diretoria de limpeza pública da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) é ampliar a possibilidade para que a população possa destinar adequadamente estes tipos de itens descartáveis.

Quem comemorou início da operação do Ecoponto foi a aposentada Maria de Lourdes Tenório da Silva, de 70 anos. Morando no local há 36 anos ela se disse cansada de solicitar às pessoas que descartassem resíduos no espaço da praça localizada ao lado do Ecoponto. “Eu sempre briguei com quem vinha até aqui para jogar coisas. Temos uma praça tão bonita, eu mesmo plantei uns pés de Primavera, e mesmo assim as pessoas não tomam consciência. Agora acho que vai melhorar. Já estou avisando vizinhos para usar o espaço. Se a vizinhança se unir podemos acabar com o lixo irregular”, comentou a aposentada.

O prefeito Ary Vanazzi vistoriou a área e reforçou o trabalho da atual gestão para reduzir os problemas de limpeza pública. “Atualmente, a Prefeitura gasta em torno de R$ 70 mil mensais com coleta e destinação. Até 2012 existiam seis locais como este para receber lixo extradomiciliar em diferentes locais da cidade. Em 2013, todos entrepostos foram fechados e a população criou uma rotina do descarte irregular. Entre buscar licenciamento para novas áreas para os ecopontos, licitar, cercar e reorganizar estes espaços levamos dois anos. A política pública não pode parar no meio do caminho, pois gera muitos problemas. Hoje temos mapeados cerca de 176 focos de descarte. E com um serviço adequado e organizado a população colabora com a conservação da limpeza da cidade”, apontou o prefeito.

Já o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima, frisou que a atual gestão cumpre mais um compromisso com a população. “Com o processo de reorganização vamos reconstruir a política pública de limpeza da cidade. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Limpa e Consciente. Também vamos investir na conscientização para que a população colabore e as cooperativas possam aproveitar melhor os resíduos recicláveis. Vamos chamar a população para colaborar explicando o sistema de recebimento de resíduos em escolas, igrejas e na associação de moradores. O objetivo é melhorar a qualidade da limpeza e aumentar a geração de renda para as cooperativas”, frisou.

A Cooperativa dos Catadores do Bairro Feitoria (Cooperfeitoria) será responsável pela gestão deste entreposto. O presidente da entidade, Josué Carvalho, comentou que a cooperativa também fará um trabalho de conscientização ambiental com a comunidade do bairro. “A coleta seletiva é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição e o descarte irregular”, afirmou Carvalho.

Ações de fiscalização

Neste ano já foram notificadas 235 pessoas e empresas por descarte irregular e homologados R$ 60 mil em multas. O Programa Cidade Limpa e Consciente reúne ações como capina, varrição e coleta de lixo extradomiciliar descartados irregularmente. O programa possui três eixos de atuação: serviços públicos (serviços de capina, roçada, pintura, coleta e entrepostos de descarte), conscientização e fiscalização. (SCom/PMSL)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *