domingo , 28 abril 2024
Home » Destaque » Operação Kraken combate esquema de lavagem de dinheiro do crime organizado gaúcho cumpriu 1.368 ordens judiciais

Operação Kraken combate esquema de lavagem de dinheiro do crime organizado gaúcho cumpriu 1.368 ordens judiciais


Ação reuniu 1,3 mil agentes de segurança e cumpriu 1.368 ordens judiciais



As primeiras horas desta terça-feira, dia 19 de abril, foram marcadas por intensa movimentação policial para o desencadeamento da Operação Kraken, com mandados a serem cumpridos em 38 municípios do Rio Grande do Sul, além dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O expressivo contingente para as diligências na Região Metropolitana foi reunido em um amplo espaço da Capital para garantir o necessário sigilo da investida.

Esta, que já é considerada como uma das maiores mobilizações policiais já deflagradas, partiu de uma investigação da 1a Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul. Agentes desta Distrital, coordenados pelo Delegado Gabriel Borges e pelo Delegado Regional Mario Souza, debruçaram-se por mais de 1 ano e meio nas investigações que identificaram vultoso esquema de lavagem de dinheiro do crime organizado gaúcho.

Valores obtidos a partir do tráfico de drogas e crimes patrimoniais (roubos, latrocínios etc.) eram maquiados e investidos de forma empresarial por facção gaúcha que atua no Rio Grande do Sul, parte do Sul do Brasil e possui ligações internacionais. A investigação se concentrou nos crimes de lavagem e ocultação de bens e valores oriundos do tráfico de entorpecentes e alcançou 5 lideranças do grupo criminoso, sendo indiciados pelo pertencimento à organização.

A partir do desdobramento das investigações, aprofundamento no sentido de encontrar o cerne do grupo criminoso e, por meio da utilização de técnicas especiais de investigação, foi possível mapear o organograma, a base de atuação, os ramos de condutas delituosas praticadas e a logística dos membros.

A Investigação

Ao longo da investigação, no ano de 2021, a 1ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul prendeu 102 integrantes da organização criminosa, que atuavam em diversos níveis de comando, desde o chamado vapor, puxador de carro, até alguns gerentes, além disso apreendeu mais de 10kg de entorpecentes e 11 armas de fogo.

Os policiais civis, após essas investigações e com o apoio do Ministério Público do RS, representaram e obtiveram 1.368 ordens judiciais no combate à facção criminosa. A ação de hoje contou com o apoio da Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Polícias Civis de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, além da Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional.

WhatsApp Image 2022 04 19 at 10 28 27
Veículos de luxo utilizados pelos criminosos foram apreendidos na ação – Foto: Polícia Civil

A Operação 

A Operação Kraken compreendeu 273 mandados de busca e apreensão, 66 ordens judiciais de prisão, 13 casas prisionais objeto de busca e apreensão, 1 casa prisional federal com diligência para busca e apreensão, 38 sequestros de imóveis do crime, 102 veículos com decretação de perdimento, o que inclui carros de luxo como Maserati, Audi, Cadillak e Camaro. A descapitalização do grupo criminoso teve, ainda, o bloqueio de 190 contas bancárias e 812 pedidos para quebras de sigilo fiscal, bancário, tributário e bursátil deferidos.

No total, 58 pessoas foram presas, restando apreendidos 40 veículos, 87 celulares, R$ 72 mil em espécie e R$ 50 milhões em bens e valores. 

O Delegado Gabriel Borges destaca que esse é um grande golpe que o crime organizado sofreu no que tange à sua descapitalização e sufocamento financeiro.

Para o Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana – 2ªDPRM, Delegado Regional Mario Souza a operação Kraken rompe paradigmas no que se tinha até o momento no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro. Ele ressalta que os reflexos desse trabalho certamente serão verificados por vários anos e as técnicas utilizadas servirão de base para trabalhos futuros.

PC RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *