sábado , 27 abril 2024
Home » Educação » Prefeitura de São Leopoldo forma 70 estudantes do programa 3 Mil Talentos TI

Prefeitura de São Leopoldo forma 70 estudantes do programa 3 Mil Talentos TI




A noite desta quinta-feira, dia 7, marcou o início de uma nova jornada para Anderson Andrades da Silva, 16 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Emílio Sander. Ao lado do pai José Carlos, o jovem morador do bairro Arroio da Manteiga exibia com orgulho seu diploma de formatura do curso 3 Mil Talentos TI, promovido pela prefeitura de São Leopoldo em parceria com o Senac. “O conhecimento que adquiri aqui vai me abrir caminhos. Sempre quis trabalhar na área de tecnologia, conhecer novas linguagens, esse curso me proporcionou essa oportunidade”, destacou Anderson, cujo irmão mais velho, que serviu de inspiração, realizou a mesma capacitação gratuita e hoje trabalha na HT Micron, para orgulho do pai. “É uma satisfação ver nossos filhos buscando seu espaço e sendo valorizados em grandes empresas do ramo”, afirmou José Carlos.

O objetivo do Programa é oportunizar três mil bolsas para cursos gratuitos da área de TI (Tecnologia da Informação) até 2024, ano do bicentenário, quando o município de São Leopoldo se prepara com ações de planejamento estratégico, buscando a formação de uma cidade mais inovadora, inclusiva e tecnológica. O edital para o próximo ciclo do programa será lançado no início de 2024.

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, fez um retrospecto do projeto, lançado em 2021. “O Tecnosinos apresentou essa necessidade de qualificação e, imediatamente, o prefeito Ary Vanazzi buscou recursos e abriu parceria com o Senac aplicando R$ 2 milhões na iniciativa. O resultado está aqui. Investir em conhecimento é abrir portas, criar oportunidades. Temos quadro interativo e laboratórios de informática em todas as escolas municipais. Tudo para qualificar nossos jovens para um futuro digno, bons salários e projetando uma cidade avançada”, salientou.

Diante de estudantes e familiares, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, lembrou que os 3 mil certificados serão entregues no final do ciclo do projeto em 2024, ano do bicentenário de São Leopoldo. “É um investimento em pessoas e no futuro da cidade. Vamos ter um balanço extremamente positivo para apresentar no ano que vem diante de um mercado tão pujante que é o da tecnologia. Vocês acreditaram no próprio potencial e nós, como prefeitura, seremos sempre parceiros”, reforçou.

Para a secretária-adjunta da Educação, Renata de Matos, mais do que números, a formação representa uma nova geração de profissionais com visão responsável e humana.  “Ao aderir ao projeto, a prefeitura pensa em uma São Leopoldo para daqui a 10, 20 anos, com um dos polos de tecnologia mais importante da América Latina. Além disso, estamos entregando para a sociedade pessoas prontas para trabalhar numa sociedade mais justa, responsável, em um planeta sustentável”, finalizou.

Participou do ato, a diretora do Senac São Leopoldo, Andresa Custódia.

Programa 3 Mil Talentos TI

Dentro do Inova São Léo, desde 2021, estão sendo investidos R$ 2 milhões pela Prefeitura de São Leopoldo com a oferta de bolsas gratuitas pelo Programa 3 mil talentos TI. O projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que é compartilhado entre Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e Polo de Informática de São Leopoldo.

O projeto faz parte de uma série de ações realizada pelo poder público visando o bicentenário em 2024, preparando a cidade para um futuro inovador, inclusivo e tecnológico.

Fonte: Scom/PMSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *