terça-feira , 30 abril 2024
Home » Covid-19 » Primeiro dia de vacinação em escolas registra intensa procura por doses

Primeiro dia de vacinação em escolas registra intensa procura por doses




O dia rendeu para a operadora de supermercado Isabel de Souza, moradora do bairro Santos Dumont. Ela aproveitou o primeiro dia de descentralização das vacinas contra a covid-19 para levar seus cinco filhos na escola Chico Xavier, situada a poucos metros de sua casa. “Foi ótimo. Eu não teria como ir no Centro com eles de uma só vez”, relatou. Isabel disse ainda que confia nas vacinas. “Sempre cuidei da caderneta deles. Não seria diferente agora. É bom prevenir para o retorno das aulas. Para mim é um alívio”, acrescentou a mãe de Brayan, 11 anos, Emily, 10, Victor, 9, Eduardo, 8, e Yuri, 7.

O dia foi de grande movimento ao longo de toda a manhã. O movimento surpreendeu. De acordo com o secretário da Saúde Marcel Frison, foram aplicadas 440 doses em crianças de 5 a 11 anos. “A procura foi intensa, o que mostra a preocupação dos pais. Isso nos deixa satisfeitos e mostra o êxito da iniciativa”. Frison, no entanto, garantiu que serão estudadas formas de ampliar o conforto da população que aguarda na fila.

 “Foi nossa primeira experiência descentralizada. A demanda nos deu esperança e nos trouxe um alerta para melhorar o conforto de quem aguarda sua vez. A vacinação infantil é peculiar, é mais demorada, algumas crianças precisam ser abraçadas, convencidas. Depois tem a observação de 20 minutos. O processo torna-se bem mais lento. Por isso vamos aproveitar melhor os espaços internos das escolas”, ressaltou.

No turno da tarde, a aplicação ocorreu na Escola Maria Edila, no bairro Rio dos Sinos.
 
Documentação
 A Secretaria de Saúde pede que os pais observem e tenham em mãos os documentos necessários para vacinar os filhos. 
– RG e CPF (Se não tiver RG, pode ser certidão de nascimento mas o CPF é obrigatório)
– Cartão do Sus
– Laudo ou receita médica (em caso de crianças com comorbidades ou doenças permanentes)

 Toda criança deve estar acompanhada por um responsável, não necessariamente os pais. Deve apresentar o CPF e o comprovante de residência no nome. (SCom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *