sábado , 27 abril 2024
Home » Educação » Projeto Cultura Digital nas Escolas entrega chromebooks a professores da rede municipal na terça-feira

Projeto Cultura Digital nas Escolas entrega chromebooks a professores da rede municipal na terça-feira


Além da entrega dos chromebooks, o prefeito realizou a assinatura do Decreto de criação do Projeto



Através do uso de tecnologias e práticas da cultura digital no ambiente escolar da rede municipal, São Leopoldo promove melhorias na qualidade de ensino. Na terça-feira, 5 de abril, a Prefeitura realizou a entrega de 163 chromebooks para professores e professoras da EMEI Bem-Me-Quer e da EMEF João Goulart, que representaram, no ato, as escolas municipais. Elas atendem, respectivamente, os maiores públicos das etapas Fundamental e EJA e Educação Infantil e creche. Além deles, também estavam presentes no ato e receberam os chromebooks os diretores e vice-diretores das demais escolas da rede. Ao todo, serão entregues, nos próximos dias, 3 mil chromebooks para os professores e professoras da Rede e, também, para as escolas municipais. O investimento nos chromebooks foi de R$ 8 milhões.

Em sua fala, o prefeito Ary Vanazzi ressaltou a importância da democratização do acesso à tecnologia e educação, fazendo do seu uso uma ferramenta de acesso para todos. Através disso, enfatiza o prefeito, que os jovens estarão melhores preparados para o convívio em sociedade e para o mercado de trabalho. “A tecnologia precisa estar a serviço da distribuição de emprego e renda. Precisamos transformar essas ações em bem-estar social não para poucos, mas para todos”, explica Vanazzi.

Durante o ato de entrega dos chromebooks, ocorreu a assinatura do Decreto de criação do Projeto Cultura Digital nas Escolas. O ato desta terça-feira integra uma série de ações do programa Inova São Léo, criado durante a pandemia. O programa visa transformar o uso da tecnologia em uma ferramenta de aprendizagem e busca modernizar os espaços para além da sala de aula. 

 Representando o secretário de Educação, a assessora de assuntos intersetoriais da Smed, Renata de Matos, falou sobre os desafios que ocorreram durante a pandemia. “Tivemos que adotar uma intimidade com a tecnologia. Foi possível perceber que ela é uma ferramenta que vem para qualificar ainda mais o trabalho e auxiliar os professores”, conta Renata. Antes da entrega dos chromebooks, houve diversas formações para instruir os professores e as professoras sobre seu uso. “O programa Inova São Léo compõe uma série de ações e essa entrega é mais uma delas”, conclui a assessora de assuntos intersetoriais.

 Ao todo, o programa corresponde a investimentos que iniciaram com o tráfego patrocinado de internet para que todos os estudantes tivessem acesso às aulas mesmo que de forma remota. Após o retorno das aulas, o passo posterior foi a aquisição de telas interativas, através de 4,6 milhões de investimento, para todas as escolas da rede municipal, estendendo até a compra e distribuição de chromebooks para professores, professoras e escolas.

 Dos 3 mil chromebooks, 1.080 serão distribuídos para as 36 escolas municipais de São Leopoldo e ficarão no ambiente escolar. A diretora da EMEF João Goulart, Juliana Garbin, ressaltou a importância dessa modernização e mostrou-se empolgada com as aquisições dos chromebooks. “Através dessa ação, será possível desenvolver novas metodologias de ensino e, principalmente, será um reforço para desconstruir a ideia de alguns estudantes de que estudar é algo chato”, conta a diretora.

 A cerimônia contou com a apresentação do grupo Swing Samba Trio na abertura, através de uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Cultura e Relações Internacionais. Estiveram presentes no ato de entrega dos chromebooks, além dos já citados, a presidente do Fórum Municipal de Educação, Angelita Lucas, a presidenta do Ceprol Sindicato, Cristiane Mainard e a diretora da EMEI Bem-Me-Quer, Alini Patrícia da Silva.

SCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *