terça-feira , 30 abril 2024
Home » Destaque » São Leopoldo dá início a Programa de Arborização Urbana com plantio de espécies nativas

São Leopoldo dá início a Programa de Arborização Urbana com plantio de espécies nativas




A Prefeitura de São Leopoldo, através meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), deu início ao Programa de Programa de Arborização Urbana 2022. O ato de lançamento ocorreu na quarta-feira, 20 de abril no Parque Pedro Antônio Maria, bairro Arroio da Manteiga. A atividade contou com a presença do titular da Semmam, Anderson Etter; 17 alunos da Associação Arte Cultura para Paz Isaura Maia, entre outros integrantes da comunidade.
Na atividade foram plantadas 20 mudas de espécies nativas como quaresmeira, cerejeira, ipê rosa, salso chorão, pau brasil e capororoca. Durante a semana, as equipes da Semmam já haviam plantado outras 80 mudas, totalizando cem espécies nativas para compor a arborização do parque.
Duas das crianças atendidas pela Associação Isaura Maia, os menino Murilo Fagundes Gonçalves, 6 anos e Lorenzo Ribeiro, 7, são frequentadores do parque e foram os incentivadores do plantio de mudas no local. Numa das visitas ao parque, questionaram a educadora social da Isaura Maia, Silvana Winki, sobre as poucas árvores em volta da pracinha. Muito feliz, o pequeno Murilo agradeceu por poder ajudar no plantio. “Ficou muito legal. Vamos cuidar das árvores”, disse.
O secretário da Semmam, Anderson Etter, comentou que o objetivo é arborizar espaços propícios para receberem árvores e incentivar a população para essa prática. “Além disso, é uma pratica de educação ambiental. O olhar dessas crianças para com o cuidado e o respeito com as árvores. Queremos incentivar a população a plantar mais árvores e praticar mais a sustentabilidade. Uma árvore pode trazer mais qualidade de ar, contribuição com a diminuição da temperatura além de deixar o espaço com aparências mais agradáveis. Também pedimos a colaboração da comunidade para o zelo com as mudas evitando a depredação para que as árvores possam crescer e cumprir o seu papel no ambiente”, destacou Etter.
Mudas para a comunidade
Cada cidadão e cidadã de São Leopoldo, tem direito a retirar até três mudas de árvores no Viveiro Municipal, localizado junto ao Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina (avenida Imperatriz, 900, bairro Pinheiro). Ao solicitar os vegetais, são analisadas as características do local onde serão plantadas, indicadas a melhor espécie e fornecidas orientações de quais os cuidados necessários para o crescimento saudável da planta. O Departamento de Arborização Urbana (DAU) da Semmam disponibiliza o contato por whatsapp pelo número 3588 6446 para consultas de protocolo. O atendimento é das 8h às 14h.
SCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *