quarta-feira , 1 maio 2024
Home » São Leopoldo » São Leopoldo emite alerta para Dengue, mais de metade da cidade já possui casos confirmados

São Leopoldo emite alerta para Dengue, mais de metade da cidade já possui casos confirmados


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde já são 22 casos confirmados e outros 23 aguardam resultado de exames



Mesmo com todo o trabalho de orientação e prevenção desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, a cidade já registra nesta segunda-feira, 21 de março, 22 casos confirmados de dengue e outras 23 pessoas aguardam resultado de exames. No Estado já são 433 municípios considerados infestados, e mais de 18 mil casos confirmados pelo RS.
A Prefeitura emite um alerta diante do aumento progressivo de casos de dengue, especialmente para a população colaborar de forma mais efetiva nas medidas de enfrentamento e combate ao mosquito, bem como, está ampliando e reforçando as ações de cuidados nas localidades onde há suspeita e casos confirmados.
As equipes estão intensificando o trabalho pelos bairros com aplicação de inseticida e também com vistorias, orientação e material informativo nas regiões com casos confirmados, que já ultrapassam mais de 50% do território dos bairros e vilas de São Leopoldo, considerando casos nos bairros Santo André, Rio Branco, Santa Teresa, Feitoria e Vila Brás.
Durante esta semana, os agentes de endemias irão direcionar as ações nos bairros onde existem casos positivos e suspeitos. Na manhã desta segunda-feira, os agentes aplicaram inseticida para matar o mosquito no bairro Santo André.
Para evitar a proliferação, os agentes procuram identificar locais com água parada e larvas. As larvas encontradas são coletadas e trazidas para o laboratório de entomologia para identificação.
O coordenador da Vigilância em Saúde, André Ellwanger, destacou que mesmo com o trabalho intenso das equipes é preciso que a população faça sua parte. “Estamos aumentando as vistorias, mas precisamos que a comunidade faça a sua parte para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Não deixar água parada, não deixar reservatórios descobertos, eliminar focos de larvas”, pontuou André.
Trabalho contínuo
Apesar da pandemia, as equipes da prefeitura nunca pararam. Diariamente pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios são vistoriados por agentes de combate às endemias. Além disso, as visitas domiciliares foram retomadas em junho, seguindo os protocolos de distanciamento e uso de máscaras.
Fique atento aos sintomas
Os principais sintomas de dengue são dor de cabeça e febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, apresentar manchas vermelhas na pele, erupções na pele, náuseas, vômitos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), orienta que a população que apresente esses sintomas procure uma unidade de saúde mais perto da sua casa.
Cuidados indicados para evitar o mosquito:
– Tampar tonéis e caixas d’águas e manter a água de piscinas sempre tratadas;
– Manter as calhas de escoamento sempre limpas;
– Não deixar água da chuva acumulada;
– Deixar garrafas viradas com a boca para baixo;
– Preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que acumulam água;
– Manter limpos os potes de água para animais;
– Guarde pneus em local coberto ou fure-os para não acumular água.
Denúncia
Informações e denúncias de piscina com água suja, água parada e alguma suspeita proliferação da dengue o canal de registro é pelo telefone 156 da Ouvidoria Municipal.
Scom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *