domingo , 28 abril 2024
Home » Covid-19 » São Leopoldo emite novo decreto que desobriga uso de máscaras ao ar livre com restrições

São Leopoldo emite novo decreto que desobriga uso de máscaras ao ar livre com restrições




Para debater sobre a situação do enfrentamento à pandemia em São Leopoldo, o Comitê Municipal de Atenção à Covid-19 esteve reunido de forma on-line nesta sexta-feira, 18 de março. Entre os assuntos do encontro, a denúncia do Hospital Centenário pela portaria do Governo Federal, que desabilitou 44 leitos de atendimento Covid, os informes sobre o andamento da vacinação na cidade e ainda sobre o uso da máscara. De acordo com o Decreto 10.079/2022, emitido pelo Prefeito Ary Vanazzi, São Leopoldo desobriga o uso de máscara de proteção individual em ambientes abertos para circulação ou permanência em vias públicas, espaços públicos ou privados ao ar livre, com exceção do ambiente escolar, por ser ambiente de grande fluxo e aglomeração de pessoas sem esquema vacinal completo, que vai depender de avaliação do Centro de Operações de Emergência em Saúde e Educação (COE-E). O uso de máscara também segue sendo obrigatório em espaços fechados.
Conforme o secretário geral de governo, Nelson Spolaor, a decisão foi tomada levando em conta a decisão do governo do Estado e a situação de São Leopoldo. “Temos desde o início da pandemia esse diálogo muito importante aqui no Comitê especialmente com o cuidado da vida da nossa população. Chegamos ao acordo de liberar o uso da máscara neste primeiro momento somente em espaços abertos, uma vez que ainda nos encontramos em situação de pandemia, com casos ativos e leitos ocupados. Esse cenário nos exige um cuidado muito significativo, para que não percamos o controle da situação, ainda mais com essa redução de leitos exclusivos para Covid”, destacou Spolaor.
A presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva, denunciou publicamente sobre a Portaria do Ministério da Saúde nº 88/2022, que desabilita leitos exclusivos Covid, tanto clínicos, quanto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), comunicada pela resolução nº 040/2022 da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Rio Grande do Sul (CIB). Com esta decisão, o Hospital Centenário perderá 44 leitos, sendo 22 leitos clínicos e 22 da UTI Covid. “É um absurdo essa medida que pretende acabar com a pandemia por decreto, temos ainda pacientes entubados na área covid, vamos nos reorganizar para atender todos os nossos pacientes, porque não podemos deixá-los desamparados. Mais uma vez, vamos garantir o cuidado e o atendimento da nossa população e a segurança das nossas equipes, apesar desse corte do Governo Federal”, ressaltou Lilian. O comitê aprovou uma manifestação contrária ao corte de recursos para os leitos Covid, bem como apoio ao processo de solicitação de habilitação de outros 6 leitos da UTI Geral. Atualmente no Hospital Centenário, 100% SUS, além do espaço Covid, conta com outros 10 leitos UTI adultos habilitados, com 100% de ocupação.
Durante a reunião, o Diretor de Atenção Básica da secretaria da Saúde, Lotário de Souza, apresentou os números da vacinação na cidade, que atualmente conta com 79,83% da população vacinada com primeira dose, 69,36% com segunda ou dose única, 33,12% com a terceira e 0,11% com a quarta. “A defesa da Saúde é que devemos manter o uso de máscara, pelo risco de transmissão que pode ocasionar a sua liberação. Com o crescente número de vacinados na cidade, temos conseguido estabilizar a situação de letalidade e ocupações de leitos da Covid-19 em São Leopoldo, mas ainda não temos um nível estável da doença. Por isso, é necessário que a população continue buscando completar seu esquema vacinal, porque ainda temos muitas pessoas sem a imunização completa para que possamos avançar nas flexibilizações”, pontuou Lotário.
O encontro contou com diversas intervenções de participação da sociedade civil pela representação das entidades apresentando ponderações e análises do enfrentamento da pandemia na cidade.
O novo decreto também retira a restrição de mais pessoas por família acessarem mercados e similares.
Confira o novo decreto no link .
(SCom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *