sexta-feira , 3 maio 2024
Home » Covid-19 » São Leopoldo mantém os locais de vacinação da quarta dose para idosos acima de 80 anos

São Leopoldo mantém os locais de vacinação da quarta dose para idosos acima de 80 anos




Na quinta-feira, dia 31, além da aplicação da quarta dose para idosos acima de 80 anos, iniciada nas pirâmides do Largo Rui Porto – ao lado do Ginásio Municipal Celso Morbach, Av. Dom João Becker, s/n como drive-thru, no horário das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30,  o Centro de Vacinação para pessoas acima de 12 anos também começará a aplicação para os idosos.

 A imunização contra a Covid-19 para pessoas acima de 12 anos continua no atual Centro de Vacinação, a Sede Social da Sociedade Ginástica, localizada na rua Conceição, 279, Centro. O horário da vacinação será o habitual, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O local funcionará apenas no sistema a pé.

Unidade Móvel de Vacinação:
Dia 31/03 – quinta-feira
Manhã  – Ocupação Coreia
R. Presidente Lucena, s/nº
Horário: 9h às 11h30

Tarde  – Barreira
R. Ademar de Barros, s/n, em frente a igreja católica
Horário: 13h30 às 16h

 Primeira dose
A primeira dose é ofertada a pessoas a partir dos 12 anos de idade. Para receber o imunizante é necessário comparecer aos locais com documento com foto, CPF e Cartão SUS.

Reforço da Janssen e segunda dose
Para quem tomou a primeira dose da vacina Janssen, deve tomar a dose de reforço. Quem recebeu a aplicação da AstraZeneca/Fiocruz, a Prefeitura atende a recomendação do Estado de utilizar a marca Pfizer para a dose complementar. A data de corte passa a ser dia 11 de janeiro. Quem fez a primeira dose com a própria Pfizer o cronograma será do dia 11 de janeiro. A Coronavac/Butantan será aplicada para quem completou 21 dias de intervalo da primeira. Para a segunda dose é necessário levar cartão de vacinação, documento com foto.

Terceira dose
A dose complementar é destinada apenas para pessoas a partir dos 18 anos de idade. O tempo de intervalo entre as doses permanece de 4 meses. Com exceção dos imunossuprimidos, que necessitam de apenas 28 dias de intervalo para a terceira dose.

Quarta dose
Está disponível, também, a quarta dose, para imunossuprimidos acima de 12 anos. O intervalo de tempo entre a terceira e quarta dose é de 4 meses. A partir de terça-feira, dia 29 de março, a quarta dose foi ampliada para pessoas acima de 80 anos, que tenham intervalo de 4 meses da terceira. Os locais de vacinação relacionados, além da Unidade Móvel, estarão aplicando a 4ª dose.

Para ter direito à aplicação, os imunossuprimidos devem comprovar as doenças através de laudos. Profissionais de saúde: contracheque, carteira ou contrato de trabalho. Todos devem apresentar cartão de vacina.

Imunossupressão

– Imunodeficiências primária grave

– Quimioterapia para câncer

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

– Pessoas vivendo com HIV/Aids

– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

– Pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

– Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Com relação a vacinação dos imunossuprimidos:

– A partir de 18 anos que receberam o imunizante da dose única da Jansen, devem receber a segunda dose com intervalo de 8 semanas, e uma dose de reforço está recomendada com 4 meses da segunda.

– A partir de 12 anos, os que receberam os demais imunizantes, que já aplicaram a 3ª dose, podem receber a 4ª dose com intervalo de 4 meses.

-Gestantes e puérperas acima de 12 anos poderão receber uma dose de reforço com imunizante Pfizer, a partir de 4 meses do esquema primário.

Profissionais de Saúde
Considera-se profissional da saúde apto a receber a dose de reforço indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão. Portanto, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, laboratórios, farmácia, drogaria, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, agentes comunitários, agentes de endemias e trabalhadores de apoio aos serviços de saúde. Estudantes da área da saúde também estão contemplados.

Para receber a dose é preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de vacinação, contra cheque, contrato ou carteira de trabalho.

SCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *