segunda-feira , 29 abril 2024
Home » Polícia » São Leopoldo não registra nenhum homicídio no mês de fevereiro

São Leopoldo não registra nenhum homicídio no mês de fevereiro




Nenhum homicídio foi registrado no Município de São Leopoldo no mês de fevereiro deste ano. Em 2022, o último crime deste tipo foi registrado no dia 26 de janeiro, no Morro do Paula. Os números foram revelados pela Secretaria de Segurança Pública e são resultado de forte investimento na área. Entre 2017 e 2021, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), aplicou cerca mais de R$ 25 milhões na segurança por parte da Prefeitura de São Leopoldo. A verba é proveniente do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funsegur) – proveniente da Zona Azul -, do serviço de guincho e de recurso livre do caixa único da Prefeitura. 

Além disso, conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), também houve uma queda nos crimes violentos, roubos a pedestres, roubos de veículo e roubos a residências. O relatório apresenta os dados de 1º a 23 de maio de 2021 e faz um comparativo com o mesmo período dos últimos quatro anos.

O titular da Semusp, Nestor Schwertner, credita os números aos investimentos realizados na área, a modernização do Sistema de Videomonitoramento, bem como a atuação integrada entre as forças de segurança pública que atuam no município. “Estamos obtendo bastante êxito na área da segurança pública. Investimos na modernização de equipamentos e na aquisição de materiais e armamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM). Também temos atuado de forma integrada com as polícias Civil, Rodoviária Federal e com a Brigada Militar para coibir a criminalidade”, destacou.

O prefeito Ary Vanazzi, lembrou que quando assumiu a prefeitura em 2017, a GCM tinha data para paralisar suas funções pela completa falta de investimentos e manutenção de viaturas e equipamentos. “A moral da nossa corporação estava baixa. Não existiam uniformes. Não existia contrato próprio de manutenção de viaturas. A última entrega de uniforme havia ocorrido em 2013. Reorganizamos as contas e podemos investir nas reais necessidades da nossa corporação. Hoje temos uma realidade bem diferente com a qualificação da corporação para melhora atender a comunidade”, recordou.

 

Principais investimentos
Em 2018, além da compra de três novas viaturas; ocorreu a reforma da base móvel de monitoramento (ônibus com equipamentos para controle de câmeras de videomonitoramento). Forma adquiridos rádios de comunicação portáteis digitais com GPS, uniformes completos; três etilômetros, entre outros equipamentos.

No ano de 2020, foram entregues uniformes para a 150 agentes da Guarda Civil Municipal, seis agentes da Defesa Civil e 15 vigilantes do Hospital Centenário, que são contemplados pela primeira vez. A aquisição também envolveu a compra de 300 unidades de coturnos, calças e bonés, 200 jaquetas reversíveis e camisetas de manga curta, 120 camisas de manga longa, 40 camisas gola polo e 12 coletes especiais para a Defesa Civil. O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) recebeu 10 pistolas calibre .380, duas espingardas calibre .12, 20 coldres e porta carregadores e 100 munições.

Já em 2021, foram adquiridas 30 pistolas semiautomáticas calibre .9mm; quatro carabinas táticas calibre .9mm; cinco mil munições; 40 coldres para pistola, e 40 portas carregador duplo bifilar. Também foram entregues 20 dispositivos elétricos incapacitantes (Sparks).

 

Modernização da Semusp
Em 2021, entrou em operação o novo sistema de gestão da pasta. O novo software foi implementado é um sistema de rede virtual integrado com uma plataforma tipo aplicativo, que conta com links de comunicação, hospedagem de dados em nuvem para dispositivos móveis. Ele está interligado ao Centro de Comando e Monitoramento (Cecom), que conta com três agentes responsáveis: o operador do telefone 153; o inspetor das ocorrências, que faz o despacho das viaturas; e o agente do Centro de Operações, responsável por lançar a ocorrência no sistema.

 

O Cecom também foi equipado com quatro telas de sistema videowall. O equipamento consiste em uma série de monitores conectados que formam uma de grande dimensão. Com a tela ampliada os agentes possuem uma capacidade maior de visualização do que é monitorado em tempo real em 45 câmeras de videomonitoramento interligadas com o Cecom.

 

Ações integradas
A Semusp coordena o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) com o objetivo de ser um espaço de interlocução permanente entre as forças de segurança pública, para debater e propor ações de redução à violência e criminalidade. Trata-se de um fórum deliberativo e executivo, que atua em consenso e sem hierarquia, garantindo respeito à autonomia de cada um dos órgãos que o compõem. Além de identificar as demandas prioritárias da comunidade, são pensadas ações integradas através de uma rede de intercâmbio de informações, experiências e práticas de gestão e cria indicadores que possam medir a eficiência do sistema de segurança pública.

Através deste trabalho conjunto foram organizadas várias ações que reuniram equipes das polícias Civil e Rodoviária Federal, da Brigada Militar e da Guarda Civil Municipal. O trabalho envolve operações de visibilidade, barreiras policiais, fiscalização de comércio de peças e ferros-velhos, reforço de patrulhamento no centro durante o período do natal, entre outras.

Além disso, pelo GGI ficou acertado que prefeitura custeasse o aluguel da 3ª Delegacia de Polícia Regional (3ªDPRM) e da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). O local foi locado pela Prefeitura de São Leopoldo pelo valor de R$ 15 mil por mês. O valor é viabilizado através do Fundo de Segurança Pública, gerado pela arrecadação de recursos do estacionamento rotativo no município. São Leopoldo também fez a compra de cinco aparelhos de ar condicionado para o prédio. (SCom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *