sábado , 27 abril 2024
Home » Covid-19 » São Leopoldo oferecerá vacinação de primeira e segunda dose contra a covid-19 nesta terça

São Leopoldo oferecerá vacinação de primeira e segunda dose contra a covid-19 nesta terça




Foto – Estevan Benacchi

Por falta de repasse do Governo do Estado, a Secretaria da Saúde não aplicará dose de reforço contra a covid-19 nesta terça-feira, dia 11. Não há mais vacinas da marca Pfizer, que também era utilizada em adolescentes.

 Dessa forma, a vacinação será disponibilizada para pessoas a partir dos 18 anos com as marcas CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/FioCruz. O corte de segunda dose da AstraZeneca/FioCruz se mantém em 20 de outubro e da dose de reforço da Janssen seguirá 26 de agosto. A Coronavac/Butantan será aplicada para quem completou 21 dias de intervalo da primeira. Para receber as doses é necessário levar cartão de vacinação, documento com foto.

 De acordo com o secretário de Saúde Marcel Frison, falta o Estado mandar mais doses de Pfizer para que o município continue com o calendário a pleno funcionamento. “A secretaria estadual tem as doses em estoque e nós temos pessoas para vacinar. Essa medida de segurar a vacinação é justamente pela falta do envio deste imunizante para a população de São Leopoldo”, salientou.

 O ginásio Celso Morbach e o Centro de Eventos atenderão pessoas que forem a pé. O expediente ocorrerá em horário tradicional, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

 Unidade Móvel
Haverá Unidade Móvel no Morro do Paula, das 8h30 às 11h30 na rua Estrada João Mello, em frente à Igreja Evangélica. No período da tarde, o serviço será disponibilizado das 13h30 às 16h na Aldeia,na Rua Estrada do Quilombo (Espaço de Saúde) das 13h30 Às 16h.

 Vacina Influenza

Nos dois pontos tradicionais também serão disponibilizadas vacinas contra a gripe influenza para quem não tomou no ano passado. A influenza pode ser tomada por pessoas a partir dos 7 anos de idade. A coordenadora de Imunizações da Semsad, Karen Carvalho, afirma que não há contraindicação em receber a influenza junto com as demais vacinas do calendário, incluindo a da covid-19. “Elas podem até serem aplicadas no mesmo dia. A única contraindicação são as vacinas de vírus vivos, febre amarela e tríplice viral. A imunização contra a influenza é importante pois evita o aparecimento de vírus já presentes na vacina. No entanto, ainda não contém a proteção para gripe nova H3N2 com variante australiana”, ponderou Karen.  (SCom/PMSL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *