domingo , 28 abril 2024
Home » Cultura » Espetáculo teatral investiga a construção da masculinidade negra periférica

Espetáculo teatral investiga a construção da masculinidade negra periférica


O Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta o Coletivo Negro dia 03 de novembro, na Sociedade Orpheu



Foto: Divulgação Sesc/André Murrer

O Arte Sesc – Cultura por toda parte traz a São Leopoldo o Coletivo Negro (SP) com o espetáculo adulto “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens”. A apresentação acontece no dia 03 de novembro, na Sociedade Orpheu (Rua Brasil, 506), a partir das 18h. A entrada é franca mediante retirada de senhas no Sesc São Leopoldo (Rua Marques do Herval, 784). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3592-2129, no site www.sesc-rs.com.br/sao_leopoldo e na página www.facebook.com/sescsaoleopoldo.

O espetáculo “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens” é a materialidade cênica e poética que o dramaturgo, ator e diretor, Jé Oliveira, escolheu para formalizar sua investigação sobre a construção da masculinidade negra periférica. Em um ano, foram entrevistados 12 homens negros de diversas idades e ocupações, com a intenção de verificar alguma unidade nas trajetórias e buscar inspiração para a construção de uma narrativa sobre suas experiências.

Essa criação rendeu a Jé Oliveira a contemplação no 6º Prêmio Questão de Crítica. A obra busca uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada e, para isso, utiliza-se da construção poética da presença cênica. Paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, refletir e dialetizar a experiência de ser negro na urbanidade. A duração do espetáculo é de 80 anos e a classificação etária de 16 anos.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Espetáculo “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens” em São Leopoldo
Coletivo Negro

Quando: 03 de novembro (Sábado)
Horário: 18h
Local Sociedade Orpheu (Rua Brasil, 506)
Entrada franca



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *