sábado , 27 abril 2024
Home » Cultura » São Leopoldo sedia encontro do Vale Germânico

São Leopoldo sedia encontro do Vale Germânico




Os municípios que compõem o Vale Germânico, e representantes da Associação dos municípios do Vale do Rio do Sinos (AMVARS), estiveram reunidos no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo, na quinta-feira, 17 de março. O encontro, que acontece mensalmente, serviu para pensar em estratégias e ações para promover a cultura e o turismo.
Dentre as principais pautas estiveram as Leis de Incentivo à Cultura (LIC), como a Lei Aldir Blanc e a Paulo Gustavo, a promoção da Indústria Criativa, e a organização da Feira de Turismo da Ugart, que ocorrerá no fim de março. Além disso, a apresentação das estratégias pensadas para os Caminhos das Cervejarias Artesanais.
“Esse encontro nos auxilia na retomada dos assuntos que nos ajudam a pensar no Bicentenário da Imigração Alemã dos municípios que compõem a região. Nossa ideia é manter o diálogo permanente, e construir ações que pensem na cultura regional”, destacou o secretário de Cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcellos.
Presente no encontro, o vice-presidente de Cultura da AMVARS e prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, apresentou um panorama do desenvolvimento cultural que vem sendo realizado na Associação. “Temos muitas novidades em andamento, e vamos aprimorar as relações dos municípios para fortalecer as ideias”, destacou Diego. O prefeito também trouxe informações sobre os projetos culturais de Estância Velha.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou sobre a importância das comemorações do Bicentenário. “O Bicentenário da Imigração Alemã, em 2024, é uma janela de oportunidades, cabe a nós aproveitar. Hoje tivemos a oportunidade de alinhar projetos nas áreas do Turismo e da Cultura, visando alavancar a nossa região turística do Vale Germânico”, apontou Maciel.
Também estiveram na mesa organizadora a diretora de Turismo de São Leopoldo, Lilia Motta; o secretário de Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso; o diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, a secretária-geral do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (CODIC), Renata da Silva, e demais representantes das cidades.  (SCom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *