domingo , 28 abril 2024
Home » Fiscalização » Fiscalização da Semmam flagra caminhão realizando de descarte irregular

Fiscalização da Semmam flagra caminhão realizando de descarte irregular




A fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) flagrou um caminhão efetuando descarte irregular de terra na Cooperativa Coohap, no bairro Santos Dumont. A ação ocorreu no dia 18 de fevereiro. Conforme relato da equipe de fiscais o material já estava numa sua segunda remessa, sendo depositado na lagoa de contensão próximo à ocupação Steigleder. A lagoa é considerada como área de preservação ambiental do município. A empresa proprietária do veículo foi autuada e multada pela ação irregular e a carga de terra retornou para o estabelecimento infrator.
Segundo o chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental, João Chaves, o local onde estava sendo colocado o material é de suma importância para contenção de cheias. “A lagoa Steigleder tem de ser mantida para captar água da chuva e dos esgotos. Nós estamos monitorando seguidamente, para que mais ações como essa não aconteçam”, disse.
O titular da Semmam, Anderson Etter, destacou que a competência de fiscalização cabe a todos os entes federativos, segundo o artigo 23 da Constituição Federal. “Em São Leopoldo, o Governo Municipal oferece todo o suporte para que o órgão ambiental responsável pela fiscalização, no caso a Semmam, realize as suas atividades de controle. Aqui não há conivência com aqueles que praticam atos de poluição aos recursos naturais, em nossa cidade a lei está sendo cumprida. Pedimos o apoio da população para nos contatar através dos canais de comunicação da prefeitura, em caso de identificação de algum ato de poluição”, ressaltou.
Denúncias podem ser realizadas através do fone 2200-0640, da Semmam, e 156, da Ouvidoria. Além disso, podem ser realizadas via e-mail: atendimentosemmam@saoleopoldo.rs.gov.br.
Casos urgentes devem ser direcionados à Guarda Civil Municipal (GCM) pelo contato 153. (SCom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *