domingo , 28 abril 2024
Home » Covid-19 » Força-Tarefa da dengue faz visitas nos bairros Tancredo Neves e Santa Marta

Força-Tarefa da dengue faz visitas nos bairros Tancredo Neves e Santa Marta




Dentro das ações da Força-Tarefa formada pela Prefeitura de São Leopoldo no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, equipes da Secretaria Municipal do Orçamento Participativo, com acompanhamento de coordenadores de regiões do OP e líderes comunitários, realizaram visitas nos bairros Santa Marta e Tancredo Neves na quinta-feira, 31 de março. Reforçaram orientações e informações para diminuir a proliferação do transmissor.
Os moradores do bairro Tancredo Neves consideram a visita nos bairros de extrema importância, “É ótimo que esse trabalho seja feito no nosso bairro. As pessoas precisam ter noção do que está acontecendo com os casos de dengue na nossa cidade. Ter a participação das crianças num momento tão importante como este faz com a gente cuide mais ainda, pois eles são o nosso futuro”, disse a moradora Maria de Lurdes Rodrigues, 53 anos, moradora do Tancredo Neves.
Também houve ajuda das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Padre Orestes – Associação Artecultura para Paz Isaura Maia que estavam na ação distribuindo panfletos nas caixas de correio das casas, e entregando material para os moradores.
“Nosso vizinho está com o enteado e a neta contaminados com dengue, por isso, considero que cada um deve cuidar do seu pátio para evitar que a contaminação continue. No meu caso é importante que esse cuidado continue, pois sinto que a situação está pesada no nosso bairro”, disse a moradora do bairro Santa Marta, Iris Pereira Rosa, 48 anos. Relatou que todos os dias orienta os vizinhos e clientes do mercado sobre a situação da região em que mora.
Outro relato foi do mecânico Nelson Carvalho, 73 anos, do bairro Santa Marta que está preocupado, “eu cuido, pois não é só eu nessa situação, e esta situaçãoda dengue me preocupa. Aqui na minha mecânica, eu limpo todos os pneus e não deixo acumular água limpa parada. Faço minha parte, mas às vezes nossos vizinhos não fazem a parte deles. Se a prefeitura chegar aqui no meu trabalho dez vezes por dia para orientar sobre a situação da dengue, como combater o transmissor será muito bem vindo. Vou receber todos muito bem, pois somos seres humanos, e este é um trabalho de cuidado”,  relatou.
A moradora Vera Lúcia de Almeida, 57 anos, do bairro Tancredo Neves disse que a neta começou a apresentar sintomas semelhantes à dengue. Foi levada ao hospital para atendimento. Fizeram exames de COVID-19 e da dengue. Os pais ainda aguardam o resultado, mas contou que a neta não tinha passado bem nos últimos dias, “ela não queria nem comer, mas aqui em casa estamos mantendo todo o cuidado com a limpeza dos vasos de flores e água parada”.
Os servidores conversaram com Cristina Maria Mineiro, 49 anos, a moradora relatou que tinha parentes que estão com dengue, “eu tenho um cunhado da Campina que pegou. Ele teve vômito, não conseguia nem se alimentar”.
Aplicação de inseticida nos bairros
Aplicação de inseticida nos bairros Santo André e Feitoria
Durante todo o dia e parte da noite, agentes de combate às endemias percorreram ruas dos bairros Santo André e Feitoria para orientar moradores sobre o mosquito aedes aegypti e sobre o trabalho de aplicação de inseticida. Na sequência, uma equipe terceirizada realizou o serviço. Após a confirmação de um caso, o processo é repetido por cinco vezes.
Até o momento, a cidade registrou 84 ocorrências positivas para a dengue.
Cuidados dentro das casas e apartamentos
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
Área externa de casas e condomínios
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
– Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.
SCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *