sexta-feira , 26 abril 2024
Home » Meio Ambiente » São Leopoldo confirma mais uma unidade de conservação

São Leopoldo confirma mais uma unidade de conservação




Base Ecológica – Foto: Thales Ferreira

Após 20 anos de persistência, o município de São Leopoldo e todos que lutam pela preservação do ambiente natural dos banhados e áreas úmidas da cidade celebram uma notícia histórica. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), através do Departamento de Unidade de Conservação (DUC), emitiu na sexta-feira, 15 de junho, o parecer favorável e o Certificado de Registro do Parque Natural Municipal Base Ecológica Rio Velho (PNMBERV, no bairro Vicentina,  no Cadastro do Sistema Estadual de Unidade de Conservação, sob número 603.000385/18. A segunda unidade do município, a primeira, oParque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina.

O sonho se realiza após ser acalentado por sucessivos governos municipais, principalmente pelo ambientalista Henrique Prieto, que foi incansável nos cuidados com o local. O prefeito Ary Vanazzi, no início de 2005, assumiu o compromisso na defesa do meio ambiente e na preservação ambiental, com o secretário Darci Zanini, para transformar a Base Ecológica do Rio Velho em uma unidade de conservação municipal. O pleito havia iniciado durante o governo do prefeito Ronaldo Ribas, cujo Secretário do Meio Ambiente era Eugênio Hackbart.

O servidor João Chaves, responsável pela gestão da unidade, é um zeloso protetor do local. “Aqui são desenvolvidas ações de educação ambiental, recreação, visitação e contato com a natureza. O Parque é aberto ao público, podendo agendar as visitas na Semmam”. O biólogo Julian Mauhs que elaborou a documentação exigida pelo SEMA/DUC, explica que o parque possui um grande potencial para desenvolvimento de atividades ligadas ao meio ambiente. “O parecer aponta que deve ser elaborado um programa de Educação Ambiental para estruturação do PNMBERV e também um projeto de manejo das árvores exóticas”, esclarece.

“A Base Ecológica do Rio Velho é a nossa segunda Unidade de Conservação localizada em área úmida, sendo emblemático para demonstrar a preocupação do município com o meio ambiente”, revela o secretário Zanini. O Sistema Municipal de Área Protegida – SISMAP engloba um conjunto de estratégias administrativas para dotar São Leopoldo de uma estrutura de proteção ambiental legalmente constituída, que inclui as Áreas de Especial Interesse Ambiental, Áreas de Especial Interesse Institucional e Ambiental, as Macro Zonas de Proteção Ambiental, as duas Unidades de Conservação Estadual e as atuais Unidades de Conservação Municipal.

Fonte: SCom/PMSL



Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *