sexta-feira , 26 abril 2024
Home » Negócios » Medical Valley na pauta do Momento do Empreendedor em São Leopoldo

Medical Valley na pauta do Momento do Empreendedor em São Leopoldo




As oportunidades que a implantação do Medical Valley podem trazer para as empresas da região serão a pauta principal da reunião-almoço o Momento do Empreendedor que a ACIST-SL promove no dia 21 de setembro próximo. Em formato de painel, o tema será debatido pelo CEO do Tecnosinos, Luis Maldaner, por Cristiano André da Costa, doutor em Ciência da Computação que coordena o projeto denominado uHospital, que propõe um modelo de gerenciamento de saúde para hospitais  que tem como foco central o prontuário eletrônico do paciente, denominado de Registro Eletrônico de Saúde (RES) e por Rodrigo Pires dos Santos, médico infectologista e diretor da Qualis, empresa integrante do Tecnosinos que desenvolveu plataforma digital de controle de infecções hospitalares, de antimicrobianos, dentre outros, via telemedicina.

O Momento do Empreendedor acontece na sede administrativa da ACIST-SL, no centro, das 11h30 às 13h30. Além do painel sobre o Medical Valley, haverá também a homenagem às empresas associadas que comemoram aniversário de fundação em anos múltiplo de cinco. O investimento é de R$ 45,00 para sócios e de R$ 65,00 para não associados. O patrocínio do evento é das empresas BR Supply, Descarte Certo, Sicredi, São Luiz Imobiliária e Étika Gestão Condominial.



Medical Valley

São Leopoldo é candidata a ser sede brasileira do Medical Valley, centro de saúde situado no estado alemão da Bavária que abriga mais de 500 empresas na área de engenharia biomédica, a maioria de pequeno porte, mas que geram em torno de 45 mil empregos. As parcerias mantidas com universidades, indústria, pesquisadores, profissionais da saúde e governo, conseguem integrar as áreas da Medicina e da Engenharia para projetos de tecnologia e inovação na área da saúde. O Medical Valley tem um Projeto de Internacionalização, que pretende implantar o “Vale da Saúde” em três países: EUA, China e Brasil.

Para o vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Siegfried Koelln, São Leopoldo tem todas as características para abrigar um Centro de Saúde. Ele reforça que o município abriga empresas de TI, eletrônica e elétrica, de semicondutores e de matérias primas que têm capacidade para fabricar e entregar produtos de qualidade, além de instituições de excelência, como o CETEPO e CETEMP.

Para implantar o cluster, o Estado firmou acordo com o Medical Valley, oficializado em 2016 durante a missão do governo gaúcho à Alemanha, que prevê repasses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, para custeio de bolsas, viagens técnicas, intercâmbio e repasses do modelo alemão.

 

Fonte: Acist-São Leopoldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *